Dicas para ter unhas fortes e saudáveis

by - julho 10, 2023

Dicas para ter unhas fortes e saudáveis


Que unhas fortes e saudáveis são essenciais para manter a autoestima elevada já sabemos. No entanto, com toda a correria que enfrentamos no dia a dia, os cuidados com as unhas acabam sendo deixados de lado. Eu admito que se for necessário escolher entre cabelo ou unhas desarrumadas vou acabar sacrificando o bem-estar das unhas.

E é por conta desse pensamento que venho enfrentando grandes problemas para manter minhas unhas saudáveis e inteiras. Me permitam compartilhar algumas informações íntimas, eu já perdi as duas unhas dos dedões dos pés. Sim, fiquei meses andando por aí sem as unhas.

Foi um momento meio desesperador, mas elas acabaram crescendo de novo e eu consegui relaxar. Porém, os problemas com as unhas voltaram para me assombrar anos depois desse incidente. No último mês perdi uma unha do dedão do pé direito, e não estava conseguindo manter as unhas das mãos sem quebra.

Não me restou outra opção senão encarar o problema e buscar uma solução. E como eu sei que não sou a única a passar por isso, compartilho algumas dicas do que venho fazendo para manter minhas unhas saudáveis e fortes.

Tudo começa na alimentação

Minha nutricionista já havia conversado comigo sobre como a alimentação impacta diretamente na saúde das extremidades do corpo, como unhas e cabelos.

O fato é que quando você não dá os nutrientes necessários para o seu corpo e em uma quantidade razoável, como forma de sobrevivência ele vai diminuir o fornecimento de nutrientes para áreas que não são prioridade no funcionamento do organismo.

É nesse momento que os problemas com as unhas começam, já que o corpo entende que elas não são um item de extrema importância para a nossa sobrevivência.

Então antes de sair comprando mil produtos, é legal você avaliar como está sua dieta. Os nutrientes que fortalecem as unhas e ajudam no crescimento são as vitaminas A, C e B6, guarde essa informação e comece a procurar boas fontes desses elementos para adicionar a sua alimentação.

Lembre de beber bastante água também e adicionar uma variedade de frutas e legumes na sua dieta. Tomando esses cuidados essenciais já consigo perceber uma melhora na resistência das minhas unhas.

Cutículas

Geralmente esquecemos dos cuidados com a cutícula, exceto quando precisamos removê-la para que a esmaltação fique perfeita. Mas essa pequena parte do corpo tem grande importância para a saúde da unha.

A cutícula existe para proteger as unhas, então é importante adicionar alguns cuidados com ela na nossa rotina de beleza. O principal é a hidratação, pois esse passo vai garantir que a base da unha esteja saudável para gerar uma unha forte.

Existem produtos específicos para os cuidados com essa área, quanto mais natural melhor. Uma dica é investir no óleo de jojoba.

Fortalecendo as unhas

Agora, sim, você pode ir atrás de agentes externos para fortalecer suas unhas. Um dos hábitos mais populares é o uso dos fortalecedores de unhas, o ideal é que esse cosmético seja a base de queratina. O ativo vai trazer mais saúde para as unhas repondo os nutrientes necessários.

Outra dica é optar por esmaltes hipoalergênicos, eles possuem uma fórmula mais suave e não possuem ingredientes tóxicos que possam enfraquecer as unhas.

Utilizar um removedor de esmaltes sem acetona também colabora para o cuidado com as unhas. Embora seja muito comum, o uso desse ativo agride as unhas e pode deixá-las ressecadas e frágeis. O ideal é utilizar um removedor sem esse ingrediente.


Você pode gostar:


You May Also Like

0 comentários