Feng Shui: dicas básicas para iniciantes

by - julho 07, 2023


Estamos constantemente buscando nos cercar de energias positivas que equilibrem o desgaste que a rotina diária causa. Isso inclui manter os ambientes onde vivemos harmônicos e em equilíbrio. Nesse momento, o Feng Shui pode ser um grande aliado.

Você já deve ter ouvido falar nesse assunto, já que essa antiga prática chinesa é bem popular no Brasil. Mas apesar de ser um tema bem comum em sites de esoterismo e decoração, muitas dúvidas ainda rondam a prática do Feng Shui.

Com esse guia você vai entender melhor o que é essa filosofia e como aplicá-la na sua casa.

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é um conjunto de práticas vindas da China que busca manter o equilíbrio e bem-estar nos ambientes em que vivemos. Segundo essa filosofia, nossa casa é como um organismo vivo que precisa de cuidados para podermos ter uma vida plena e próspera.

Permitir que a energia, chamada de chi ou qi, flua sem bloqueios por um espaço é o principal objetivo do Feng Shui.

A prática é repleta de diretrizes específicas para cada cômodo de uma casa, desde as cores mais adequadas até a disposição e os materiais dos móveis. Parte da filosofia do Feng Shui prega que cada um desses detalhes causa impactos em nossa mente inconsciente.

As regras do Feng Shui são baseadas nos cinco elementos do taoismo:

  • Terra, ligada à autocuidado, nutrição e limites;
  • Água, que simboliza a sabedoria e conexões;
  • Metal, representando a beleza, alegria e precisão;
  • Madeira, simbolizando cura, crescimento e vitalidade;
  • Fogo, elemento ligado a inspiração, visibilidade e paixão.
Cada área da casa vai ser representada por um desses elementos e a partir daí é que se começa o trabalho de harmonização e cura.

Tipos de Feng Shui

É importante que você saiba que existem diferentes estilos de Feng Shui, então você pode pesquisar mais a fundo e encontrar aquele que mais se adequa a sua personalidade.

O estilo de Feng Shui mais conhecido é a Escola do Chapéu Negro, que usa o baguá como mapa para a harmonização do ambiente.

Remova a bagunça

Não se começa uma plantação bonita e saudável sem remover as ervas daninhas antes. Sendo assim é necessário se livrar da bagunça para começar o processo de cura de um ambiente.

Uma casa bagunçada é o reflexo de energias desordenadas, pense um pouco em como é mais fácil se estressar quando estamos em um ambiente caótico. Quantas vezes você já chegou em casa e ficou frustrado só de abrir a porta e olhar para o que havia lá dentro? Um lar deveria ser um lugar de plenitude para recarregar as energias.

Dependendo do local onde a bagunça está acumulada, as energias que deveriam circular de forma positiva acabam estagnadas e geram problemas em determinado setor da vida.

Por isso, antes de começar a mudar a decoração da sua casa, faça um pequeno inventário das coisas que você não usa, itens que estão quebrados que você vem enrolando para consertar e objetos que trazem lembranças dolorosas.

Em seguida pergunte a si mesmo se aquele item é realmente necessário para a sua vida ou se está apenas acumulando poeira e impedindo o fluxo de energia.

Depois que você tiver se livrado do que não agrega mais é hora de organizar a casa e fazer um esforço para que ela permaneça assim. Lembre que uma casa constantemente bagunçada é sinal de energia se movendo na direção errada.

É claro que você não precisa fazer tudo em um dia só, pois todos temos agenda apertadas. Faça tudo no seu tempo, conforme a sua disponibilidade.

Mas como é possível saber qual área da casa precisa ser harmonizada de acordo com tal elemento?

O Baguá

O Feng Shui conta com um mapa para identificar qual cômodo da casa está representando uma área da vida. Essa ferramenta se chama Baguá e é ele quem vai guiar a harmonização da sua casa.
Foto: Google

Ao todo são nove quadrantes que devem ser mapeados na residência com a ajuda do baguá, cada um com seus próprios atributos. O mapa deve ser posicionado a partir da porta de entrada da casa.

Prosperidade

Esta área está associada ao elemento madeira e é perfeito para incluir itens relacionados à abundância. Os itens nessa área devem lembrar a gratidão pelas coisas que você tem na vida.

Evite itens como latas de lixo e contas nesta área. Em vez disso, decore-o com itens valiosos, obras de arte e plantas vivas.

Sucesso

Esta área está associada ao elemento fogo e deve destacar sua personalidade e o que você quer se tornar. Decore-a com prêmios, evite objetos pesados ​​e que representam o elemento água.

Amor e Relacionamentos

Esta área está associada ao elemento terra. Evoca seu lado sensual e deve convidar ao amor e ao romance. É melhor evitar objetos pontiagudos e quebrados nesta área. Em vez disso, decore-o com velas e objetos em pares.

Família

Esta área faz parte do elemento madeira e deve refletir três coisas: a felicidade, a transformação e o crescimento trazidos por sua família. Você pode decorar esta área com herança de família e pinturas florais, evitando itens de metal.

Saúde

Esta área fica no centro da casa e está associada ao elemento terra. O meio do mapa de Bagua é a única área da qual as outras áreas dependem. Certifique-se de que esta área esteja sempre limpa. Tente evitar itens como madeira, certas plantas e principalmente desordem.

Criatividade

Esta área faz parte do elemento metal e colabora para o despertar da criança interior, além de nos ajudar a construir um relacionamento significativo com os filhos. Você pode decorar esta área com livros e itens de meditação. Por se relacionar com crianças, evite itens como álcool, armas, etc.

Espiritualidade

Esta área está associada ao elemento terra. Com a harmonização certa ela pode melhorar seu senso de raciocínio, conhecimento e tomada de decisão. Você deve decorá-lo com livros e fotos que evoquem o significado da espiritualidade para você, evite objetos que possam afetar suas qualidades, como o álcool.

Trabalho

Esta área vem com o elemento água. Ela é responsável por deixar fluir as energias relacionadas a carreira e jornada de vida. Torne-a o mais transparente possível decorando com espelhos e cristais, além de elementos que simbolizem a sua área de atuação. Você deve evitar amontoar objetos sem uso nessa área.

Viagens e amigos

Esta área tem o elemento metal associado a ela e nos ajuda a reconhecer o valor e o apoio de outras pessoas. Decore com objetos redondos nas cores branco e cinza, fotos de amigos e imagens de lugares que você deseja conhecer.

Agora que você sabe o básico do Feng Shui pode começar a harmonizar sua casa para torná-la um local pleno e próspero. Essas dicas são apenas a ponta do iceberg, existe muita informação sobre Feng Shui que você pode aprender para aplicar na sua vida.

You May Also Like

0 comentários