Rotina Noturna: 5 dicas para dormir melhor

by - julho 17, 2023

Rotina Noturna: 5 dicas para dormir melhor


Estamos sempre com a mente cheia de preocupações relacionadas aos compromissos e tarefas do dia a dia, falo isso por experiência própria. Vamos nos deixando levar pela rotina corrida e sem perceber sacrificamos um elemento importante para a saúde: o sono.


Você já parou para pensar em como anda a sua rotina noturna? Suas horas de sono são suficientes para descansar de verdade? Ou sua noite é uma extensão da correria enfrentada durante o dia?


Mesmo que tenha uma rotina matinal bem construída, é a rotina do sono quem vai impedir que você acorde ainda cansada e ansiosa. Por isso, aqui estão algumas dicas para te ajudar a ter uma boa noite de sono.

Iluminação

A luz exerce uma grande influência sobre nossos padrões de sono e nem sempre nos damos conta disso. Por exemplo, a luz azul que é emitida pelos aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores, prejudica a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.


É por isso que quando passamos horas mexendo no celular enquanto estamos na cama o sono demora a vir. A luz azul nos estimula a permanecer acordados.


Os pesquisadores sugerem que a luz vermelha é que deve ser utilizada nos ambientes em que dormimos. Ainda assim, o ideal é utilizar um vermelho suave e com baixa intensidade. Segundo a pesquisa, a luz vermelha estimula a produção de melatonina e pode ajudar a reduzir aquela preguicinha que sentimos ao acordar.


Você não precisa trocar todas as lâmpadas do seu quarto, mas se possível invista em um abajur ou uma lâmpada menor, dessas que ficam na tomada, de cor vermelha. Assim você deixa o ambiente mais amigável para o sono.

Aromas

Assim como as cores e a luz, os cheiros também exercem influência sobre nossas emoções, e consequentemente sobre a qualidade do nosso sono. A aromaterapia é uma aliada para o tratamento da ansiedade e insônia.


A essência de lavanda é a mais conhecida no tratamento contra o estresse, mas você também pode utilizar Ylang Ylang, bergamota e laranja. 


Existem vários meios de adicionar os aromas ao seu quarto de dormir, você pode investir em velas aromáticas, incensos naturais, difusores e umidificadores de ar.


Bebida relaxante

O relaxamento do corpo também pode vir por meio de uma bebida gostosa antes de se ir para a cama. Mas para isso acontecer é necessário saber quais bebidas relaxam e quais estimulam. 


Se você quer melhorar sua rotina de sono é importante que pegue leve na cafeína. Ela é uma substância estimulante e os nutricionistas sugerem não ingeri-la após as 13 horas.


Troque as bebidas ricas em cafeínas por opções calmantes, como o chá de camomila, valeriana e passiflora. Sucos também são bem vindos, especialmente o de maracujá. Uma taça de vinho também é aceitável, mas com moderação, não queremos acordar com ressaca.

Mantenha as telas longe

Talvez essa seja a dica mais difícil, afinal já se tornou um hábito muito comum deitar na cama e rolar o feed do celular infinitamente. 


Nesse momento você tem que exercitar a disciplina e ser firme na decisão de ter uma noite de sono saudável. Substitua as horas olhando redes sociais por um livro, ou um podcast, se possível ponha o celular longe do seu alcance para não cair na tentação de dar uma olhadinha no Instagram.


A mesma dica vale para o controle remoto, quando estamos entusiasmadas com uma série ou filme é comum sacrificarmos algumas horas de sono, mas infelizmente pagamos o preço dessa decisão pela manhã.

Meditação

A meditação é uma ferramenta valiosa para dormir melhor e relaxar, ela trabalha respiração e atenção plena, o que nos ajuda a focar no sono. 


Muita gente acaba deixando a meditação de lado por não conseguir se manter concentrado no exercício, mas estamos na era da tecnologia e existem centenas de aplicativos que podem ajudar nesse caso. 


Você pode experimentar diferentes aplicativos de meditação até encontrar um que te agrade, ou pode usar áudios para relaxamento disponíveis no YouTube. Ponha o áudio para tocar, feche os olhos, respire e você vai cair no sono sem nem se dar conta. 


You May Also Like

0 comentários