Hidratante x Desodorante corporal: qual escolher?

by - agosto 07, 2023

Hidratante x desodorante corporal: qual escolher?


Uma pele hidratada e saudável é uma das nossas maiores metas, para não dizer obsessão. O fator prevenção do envelhecimento precoce já é o suficiente para que a gente faça buscas diárias de tratamentos e produtos para manter a pele bonita e saudável.

Permitir que a pele se torne ressecada pode trazer riscos à integridade do nosso organismo, dependendo do nível de desidratação pode ser bem difícil recuperar a saúde da pele. 


Partes do corpo mais sensíveis e com maior exposição aos obstáculos do ambiente acabam sofrendo mais com a falta de cuidados com a barreira cutânea. As mãos, por exemplo, podem sofrer com ressecamento, aspereza, descamação e até mesmo com inflamações. 


Sendo assim, é normal que os cremes e loções hidratantes façam parte da nossa rotina de cuidados diários. 


Porém, no universo dos produtos cosméticos é comum haver muitas informações que não compreendemos totalmente e podemos acabar comprando um produto querendo alcançar um resultado e não recebendo exatamente o que estávamos esperando. 


Por isso, no post de hoje vamos aprender a diferença entre hidratantes e desodorantes corporais. 

Desodorante X Hidratante Corporal

O desodorante corporal é um produto desenvolvido para perfumar a pele e amenizar os odores característicos da transpiração. Possui ingredientes antissépticos cujo objetivo é retardar a proliferação de microrganismos.


Geralmente a consistência dos desodorantes corporais é mais líquida e os ativos hidratantes estão presentes em uma concentração menor. O principal objetivo é manter a pele perfumada, logo o foco é na fragrância do produto. 


Os especialistas recomendam que na hora de escolher o seu desodorante corporal, prefira aqueles que não contém alumínio na composição, ou qualquer outro ativo que iniba a transpiração. Qualquer bloqueio dos poros da pele é prejudicial para o bom funcionamento do organismo.


Exemplo de desodorante corporal. Dove óleo de coco leite e amêndoas


Já os hidratantes corporais são fabricados especificamente para hidratar a pele, geralmente eles não possuem perfume e quando possuem, a fragrância é muito suave. A quantidade de
ativos hidratantes é alta, assim o produto retém a umidade natural da pele, além de complementá-la.


A consistência dos hidratantes corporais é mais densa do que a de um desodorante corporal. Na fórmula desse produto é possível encontrar ativos essenciais para os cuidados com a pele, como o colágeno, ureia e a glicerina.


Exemplo de hidratante corporal. CeraVe Ácido Hialurônico.

Como escolher o produto certo?

O produto ideal é aquele que satisfaz as suas expectativas. Se você deseja mais perfume, o desodorante corporal certamente vai deixar você satisfeita, mas se o seu objetivo é uma pele altamente hidratada, o ideal é escolher um hidratante corporal com uma boa quantidade de ativos.


Se você tiver dúvidas sobre os vários ativos hidratantes que existem no mercado, vale a pena dedicar alguns minutos para fazer uma pesquisa sobre cada um e como eles podem ajudar na saúde da sua pele. 


A grande questão é você saber exatamente o que vem na embalagem do produto que você está comprando. Afinal, quantas vezes não nos decepcionamos com a eficácia de um cosmético que a gente acreditava que faria maravilhas na nossa pele?

Melhor aproveitamento

Além de escolher um bom produto para a sua pele, alguns cuidados devem ser tomados para que você tenha uma pele bonita e saudável. 


  • Lembre de sempre limpar a pele antes de aplicar o hidratante;

  • Não exagere na quantidade de produto, pois isso pode causar o entupimento dos poros;

  • Se for usar o produto durante o dia, opte sempre por aquele que contém filtro solar;

  • Beba bastante água ao longo do dia.


A hidratação da pele é super importante para prevenir o surgimento de rugas e marcas de expressão, além de ajudar a manter a elasticidade e a maciez da pele. Conhecer seu tipo de pele e como ela reage aos ativos hidratantes vai potencializar o tratamento dado a ela e consequentemente os resultados positivos.


You May Also Like

0 comentários