Alimentos que podem melhorar seu ciclo menstrual

by - agosto 30, 2023

Alimentos que podem melhorar seu ciclo menstrual


O período menstrual é um momento delicado para muitas mulheres, os sintomas que acompanham a menstruação podem ser desafiadores. Cólicas, inchaço, mudanças de humor, são alguns dos sintomas que precisam ser enfrentados no período menstrual. Você sabia que cerca de 80% da população feminina sofre com a TPM?

Geralmente quando os primeiros sintomas de um período menstrual difícil aparecem recorremos aos remédios para alívio imediato. Mas você sabia que os cuidados para uma menstruação mais tranquila precisam vir antes do sangramento? A alimentação é a chave para essa mudança.

Embora não exista um alimento mágico que possa corrigir completamente as irregularidades menstruais, existem certos alimentos que podem ajudar a regular seu ciclo e aliviar os sintomas menstruais.

Aqui estão alguns dos melhores alimentos para acrescentar a sua dieta:

Folhas verdes

Folhas verdes como couve, espinafre e acelga são ricas em ferro, o que pode ajudar a repor a perda de sangue durante a menstruação. Eles também são uma boa fonte de vitamina B6 e magnésio, que podem ajudar a reduzir o inchaço e as cólicas.

Peixes

Peixes gordurosos como salmão, atum e sardinha são ricos em ácidos graxos ômega-3, que possuem propriedades anti inflamatórias que podem ajudar a reduzir as cólicas menstruais. Eles também contêm vitamina D, que pode ajudar a regular o ciclo menstrual.

Nozes e sementes

Nozes e sementes como amêndoas, nozes, linhaça e sementes de abóbora são ricas em vitamina E, que pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM, como sensibilidade nos seios e cólicas. Eles também contêm magnésio, que pode ajudar a reduzir o inchaço e a constipação.

Grãos Integrais

Grãos integrais como arroz integral, quinoa e aveia são ricos em fibras, o que pode ajudar a regular o sistema digestivo e reduzir o inchaço e a prisão de ventre. Eles também contêm vitamina B6, que pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM, como alterações de humor e irritabilidade.

Alimentos Fermentados

Alimentos fermentados como kimchi (prato típico coreano), chucrute e kefir são ricos em probióticos, que podem ajudar a regular as bactérias intestinais e melhorar o sistema digestivo. Isso pode ajudar a reduzir o inchaço e a constipação durante o ciclo menstrual.

Incorporar esses alimentos em sua dieta pode ajudar a melhorar seu ciclo menstrual e aliviar os sintomas menstruais. No entanto, é importante lembrar que uma dieta equilibrada e exercícios regulares também são importantes para a saúde menstrual geral.

Se você estiver apresentando sintomas menstruais graves ou irregularidades, não perca tempo, consulte seu médico para começar um tratamento adequado o mais rápido possível.

You May Also Like

1 comentários

  1. Muito legal esse post! Nem pensava que alguns alimentos poderiam melhorar o ciclo menstrual.

    ResponderExcluir